INFORMAÇÕES DO BLOG

Este espaço nasceu de uma proposta de apoiar a população escolar, que diariamente visita a região de Sicó, dar-lhes a conhecer locais menos divulgados. Propondo-lhes algumas actividades que poderão realizar livremente, principalmente serão espaços em contacto com o meio ambiente e com cariz cultural/histórico. O que pretende ser um "roteiro pedagógico", actualmente o ex-líbris da região - "Conímbriga" já recebe mais de 100 mil visitantes por ano, entre os quais 20 mil pretencem à população escolar.

Contudo poderá servir sempre de guia para a restante população, que visite esta região.



SERRA DE SICÓ

A Serra de Sicó fica situada na Beira Litoral, tem uma altitude de 553 metros e uma área aproximada de 1500Km2.
Dela fazem parte os municipios de Alvaiazere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure.

Interpretação do filme

Este filme deverá ser interpretado tendo em conta a sensibilidade artística. No caso das escolas, os professores deverão analisar o mesmo e esclarecer os alunos (com faixas etárias mais baixas), sobre quais são os elementos reais do local.







terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Visita Virtual às Buracas do Casmilo - Filme

Buracas do Casmilo
Uma espectacular formação geológica, contornada por enormes escarpas, situada num vale enquadrado pelo monte da Srª do Círculo e pela serra de Janeanes.

Este (..."pequeno canhão fluviocársico, cujas vertentes se abrem em concavidades de desenvolvimento horizontal - as designadas buracas"....)1. Fonte: www.cm-condeixa-pt

É o que sobra de várias salas de uma gruta existente no interior do monte, que derivou de um abatimento da parte central e que proporciona a visualização das suas laterais extremas, fenómeno designado por incasão.

A sua grandiosidade só toma o verdadeiro sentido da palavra, quando estamos presentes no Vale das Buracas, sem dúvida imponente! Mas um achado para os interessados em desportos de ar livre (escalada, montanhismo....) e claro espeleólogos.

Opinião Pessoal:
Aldeia do Casmilo, aldeia que se traduz pelo carácter cársico da sua paisagem. Encontrando assim grandes formas como a depressão de tipo ovala ou formas de pormenor, entre as quais o magnífico campo de lapiás.
Centrei-me simplesmente no Vale das Buracas, onde a magnitude das suas rochas tomam conta do vale, as suas reentrâncias de desenvolvimento horizontal levam a que sejam denominadas de Buracas.
Segundo Alarcão, Adília (1996) a sua formação deverá ter sido em épocas mais frias que as actuais, pois são visíveis os depósitos de gelifractos, que demonstram que a rocha se fragmentou pelo gelo.
Este é sem dúvida um local dominado pela natureza, a luz do sol ilumina todo o vale, embora repartidamente, o vento, esse assobia no alto do Inverno...Buracas - local onde se ouve o silêncio da natureza.


Como chegar: Aldeia do Casmilo, freguesia Furadouro, concelho de Condeixa-a-Nova
A1_IC3_IC2 direcção de Condeixa-a-Nova, chegando à Vila, siga pelo IC2 em direcção a sul e encontra à esquerda a direcção de Arrifana, passando na centro da povoação de Arrifana, corte à esquerda subindo para "Furadouro / Peixeiro / Srª do Círculo", passando a aldeia de Furadouro encontra a aldeia de Casmilo, onde ficam as Buracas.

GPS - 40º3'25.68"N / 8º29'54.84"W

Conselhos Uteis:
Levar calçado e roupa confortáveis;
No local é possivel que não exista rede de comunicações telefónicas;
Os veiculos deverão ficar antes do vale, e o trajecto deverá ser realizado a pé
Levar máquina fotografica
Pic-Nic (incluíndo água e saquinho para recolher os residuos que produza)
As visitas ao local devem ser antes do pôr-do-sol
Visita Virtual as Buracas do Casmilo Filme: "Todos Precisamos de Uma Pedra"
Autoras: Ana Caramelo,Ana Cláudia e Carla Marques


Actividades Propostas à População Escolar
Sessão Fotográfica;
Desenho à mão livre da paisagem;
Registo Gráfico elementos naturais (ex: plantas, pedras etc)
Comparação de formas, materiais, texturas e cores;
Reconhecimento de Plantas Aromáticas e Medicinais;
Reconhecimento de Sons e Aromas;
Reconhecimento da Fauna e da Flora;
Reconhecimento das Actividades Humanas praticadas no local.